sábado, 1 de dezembro de 2018

TEMPO DO ADVENTO: Introdução


Edemilton dos Santos 


Estamos iniciando um novo tempo litúrgico, o Tempo do Advento, dentro do Clico do Natal. Segundo Lira (2008, p. 35),

o Natal é preparado pelo Tempo do Advento, cujo significado é “vinda”. Aqui podemos nos lembrar das três vindas de Cristo em nossa história: aquela ocorrida no tempo, a diária (na pessoa do próximo, no sacerdote, nos sacramentos, sobretudo na Eucaristia, e em sua Palavra proclamada) e a que acontecerá no final dos tempos quando ele virá glorioso para julgar os vivos e os mortos.

Analisando cada uma dessas vindas pode-se dizer que vivemos uma constante espera pelo Senhor fazendo memória da sua primeira vinda. Quando nos preparamos para encontrar alguém, numa visita a familiares ou amigos, quando nos dirigimos ao trabalho, quando vamos participar das celebrações nas comunidades, quando vamos para um encontro bíblico, sempre estamos esperando o momento de começar o encontro. E esta é a mesma sensação da espera do Senhor. A diferença é de que nos encontros citados acima nos encontramos fisicamente com as pessoas. No encontro celebrativo-sacramental com o Senhor, nos encontramos de forma sacramental fazendo memória de sua vinda.

Para celebrar bem este momento do Natal, precisamos nos preparar. Por isso o Tempo do Advento não é um tempo penitencial, mas um tempo de interiorização e reflexão sobre a grande notícia: o Deus que se fez pequeno, desceu e veio morar entre os humanos, assim como afirma a kenosis (Fl 2,6-11). Isto é: a dinâmica de Deus que vem ao encontro do humano.

As Leituras da Liturgia da Palavra, as orações, antífonas, prefácios e louvações remetem para esta espiritualidade. Atentos a esse detalhe, é preciso que os cantos também estejam nessa sintonia para levar a assembleia litúrgica a rezar com unidade espiritual toda a ação litúrgica.

O tempo do Advento está dividido em duas partes: a que vai do primeiro domingo até o dia 16 de dezembro e do dia 17 ao dia 24 de dezembro. A primeira parte está voltada para uma reflexão escatológica. A segunda, para a primeira vinda, isto é, o Natal do Senhor.

O símbolo visível do Advento é a coroa do Advento. Nela se faz a caminhada mistagógica de adentrar no mistério do Natal refletindo sobre a realidade escatológica e a primeira vinda. Sai-se do Tempo Comum, adentra no Tempo do Advento, alegra-se por estar perto para celebrar o Natal e compromete-se em vivenciar o Natal no cotidiano seguindo os ensinamentos de Jesus encarnado na humanidade.

Sendo assim, as próximas partes deste estudo irão trazer as reflexões sobre a vinda do Senhor, a kenosis, a liturgia do Tempo do Advento, a primeira e a segunda parte do Advento e a coroa do Advento.